Poema Redenção

Ao meu avô paterno, meu amigo, meu guia e minha inspiração, dedico este trabalho REDENÇÃO de Rodolpho Bosco, professor, poeta, filósofo, espirita e de grande alma caridosa.

Redenção
Confundido na imponência da colina, o palácio do pecado, da viperina. A noite, tétrico manto a envolver, o que antes era sonho, vinho, prazer. Alcova perfumada. Leito de arminho.
A peregrina palmilha cruel caminho, na busca do Mestre, o meigo Jesus. Buscando consolo. Sedenta de luz. Estrondeia-lhe voz interior. Caminha! Consciência. Remorso que se avizinha. Voz que vem das profundezas interiores, impregnada de angústias, de clamores.
Caminha! Caminha! Maria de Magdala, para do Cristo seres fiel vassala. Ao longo do caminho o Cristo te acena. Foge das trevas, banha-te na luz. Madalena! Longa estrada! Olhar fito no além, erguem-se as colinas de Jerusalém.
O passado transforma-se numa ficção, sonhos que morrem na fuga da ilusão. Alma renovada, altiva, redimida, do crime liberta, impune, foragida. Um pensamento, idéia fixa: Jesus! Pulsa-lhe no seio o coração. A cruz da redenção, pesa-lhe ao ombro, demais.
A recordação do passado são punhais, ferindo o coração, a mente, o ser. Importa‚ é a vida. A vida volver. Sentir o sabor da virtude, do amor. Não mais solver a taça do pundonor, onde o néctar deletério das paixões, subjuga a alma, tiraniza corações.
Certo que em Cristo terá acolhida: "Eu sou o Caminho, a Verdade, a Vida" ”Precisam de médicos os que são enfermos" Na barca: "Salva-nos, Senhor, que perecemos" "Não ‚ é a vida mais que o alimento?" "Abjurai todo o tentador pensamento" "Não andeis ansiosos pelo que vestir" "Sede puro de alma o que me seguir".
Ei de vencer a blasfêmia dos fariseus!...E minha alma ver o Reino de Deus.
Jesus em Bethania na casa do leproso, Simão, dá-lhe repasto farto, saboroso. Chega-se ao Cristo a mulher temerosa, portando vaso de perfume malva-rosa. Derrama-lhe na cabeça, estando à mesa. Há em derredor um murmúrio de surpresa.
Indignados, disseram: Quanto desperdício. Poderia aos pobres dar-se em beneficio... Percebendo, Jesus disse: "Esta mulher, será sempre lembrada, onde se aprouver seja meu Evangelho ao mundo pregado.
O perfume sobre meu Corpo derramado, ela o fez para minha sepultura"
Envolve-a uma auréola de doçura, todo seu ser resplandece envolto na luz. Fita-lhe, sereno, o Divino Jesus. "O teu arrependimento‚ é grande demais! Vai mulher e não peques mais, nunca mais”
O silêncio domina todo o ambiente, o Cristo estende-lhe a mão docemente. O Mestre medita nos mistérios da vida. Madalena sorri, feliz, redimida....

Verbete: redenção
[Do lat. redemptione.] S. f. - Ato ou efeito de remir ou redimir.Ajuda ou recurso capaz de livrar ou salvar alguém de situação aflitiva ou perigosa. A salvação oferecida por Jesus Cristo na cruz, com ênfase no aspecto de libertação da escravidão do pecado.

Um comentário: